Quem são os pré-candidatos a prefeito de Curitiba em 2024

Quem são os pré-candidatos a prefeito de Curitiba em 2024

Caciques da política local se apresentam como pré-candidatos a prefeito de Curitiba nas eleições municipais de 2024. Entre eles estão Beto Richa (PSDB) e Luciano Ducci (PSB), ambos ex-prefeitos.

O atual vice-prefeito, Eduardo Pimentel (PSD), já conta com um apoio robusto, o de Deltan Dallagnol (Novo). O ex-coordenador da força tarefa Lava Jato em Curitiba aparecia em primeiro lugar nas pesquisas, mas desistiu de ser candidato a prefeito da capital paranaense.

Assine gratuitamente a newsletter Últimas Notícias do JOTA e receba as principais notícias jurídicas e políticas diariamente no seu email

Também despontavam nomes à esquerda do espectro político, como Carol Dartora (PT) e Zeca Dirceu (PT), mas ambos desistiram da pré-candidatura à Prefeitura de Curitiba.

Outro nome do mesmo espectro político que desponta nas pesquisas de intenção de voto é o de Goura Nataraj (PDT). Ele ressalta que não está fechado ao diálogo com outros candidatos de oposição, que pensam nele como vice.

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), as datas do pleito são 6 de outubro (1º turno) e 27 de outubro (2º turno).  

Veja quem são os possíveis pré-candidatos à prefeitura de Curitiba em 2024

Andréa Caldas (Psol)

Andréa Caldas, 52 anos, é formada em Pedagogia, com mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), onde atua como professora. Iniciou a sua trajetória política em 2018, quando se filiou ao PSol. Nas eleições de 2022, postulou uma cadeira na Câmara dos Deputados, mas não foi eleita. Andréa Caldas confirmou que será pré-candidata à Prefeitura de Curitiba nas eleições municipais de 2024.

Beto Richa (PSDB)

Beto Richa, 58 anos, é natural de Londrina (PR) e graduado em Engenharia Civil. Filho do ex-governador do Paraná, José Richa, ele já ocupou diversos cargos políticos pelo estado. Começou como deputado estadual de 1994 aos anos 2000, em seguida, foi vice-prefeito da capital até 2004. Na eleição seguinte, assumiu o comando da cidade. Foi reeleito e permaneceu na prefeitura até 2010. Nas eleições daquele ano, conquistou a cadeira de governador do Paraná, cargo que exerceu por dois mandatos. Atualmente, é deputado federal pelo estado. Richa pretende retornar à prefeitura, por isso, começou a articular a pré-candidatura ao Executivo local.

Cristina Graeml (PMB)

Natural de Curitiba, tem formação pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) em Comunicação Social, Cristina Graeml é jornalista e comentarista política. Ela foi articulista de opinião da Gazeta do Povo, repórter de televisão no Jornal Nacional e na RPC (afiliada TV Globo-Curitiba). Neste ano, Cristina Graeml foi anunciada como pré-candidata à Prefeitura de Curitiba pelo Partido da Mulher Brasileira (PMB) e deverá concorrer às eleições pela primeira vez.

Eduardo Pimentel (PSD)

Eduardo Pimentel, 39 anos, é o atual vice-prefeito de Curitiba, cargo que acumula com o de secretário das Cidades. Em 2016, chegou à vice-prefeitura na chapa com Rafael Greca (PMN), e repetiram a parceria no pleito de 2020. Antes, foi eleito suplente de deputado estadual em 2010 pelo PSDB. O empresário é natural da capital paranaense e se formou em Administração. Ele é neto do ex-governador Paulo Pimentel. Pimentel tem o apoio do atual governador do Paraná, Ratinho Junior (PSD) para lançar a pré-candidatura a prefeito de Curitiba.

Goura (PDT)

Goura Nataraj, 43 anos, é natural de Curitiba e se formou em Filosofia. Ele é ativista pela causa ambiental e um dos fundadores da Associação de Ciclistas do Alto Iguaçu. Estreou na política partidária em 2014, quando disputou uma vaga de deputado federal, mas perdeu. Em 2016, foi eleito para a Câmara de Vereadores de Curitiba. No pleito de 2018, concorreu a deputado estadual e foi eleito para o primeiro de dois mandatos no cargo. Em 2020, ficou em 2º lugar na disputa pelo Executivo local. O deputado estadual Goura confirmou ao JOTA que será candidato a prefeito de Curitiba, e ressalta que não está fechado ao diálogo com outros candidatos de oposição, que pensam nele como vice.

Luciano Ducci (PSB)

Luciano Ducci, 68 anos, pode estar entre os pré-candidatos à prefeitura de Curitiba no ano que vem. O deputado federal, que é o presidente do PSB no Paraná, ainda não confirmou a intenção, mas a tendência é que encaminhe seu nome à disputa. Ducci é natural da capital paranaense, onde trabalhou como pediatra antes de ingressar na política. Além de Medicina, ele também estudou Administração Pública. Com esse histórico, foi secretário municipal de Saúde entre 1998 e 2002. Nas eleições de 2010, foi eleito prefeito de Curitiba. Em 2014, conquista uma cadeira na Câmara dos Deputados, onde exerceu outros três mandatos. Ao JOTA, Luciano Ducci confirmou que será candidato à Prefeitura de Curitiba e afirmou que busca o apoio do PT e do PDT.

Luizão Goulart (Solidariedade)

Luiz Goularte Alves, 61 anos, é presidente estadual do Solidariedade e afirma que quer ser pré-candidato à Prefeitura de Curitiba. Goulart é natural de Jandaia do Sul (PR), onde trabalhou na lavoura e depois como mecânico. Na sequência, estudou Filosofia e iniciou uma carreira como professor. Nos anos 2000, Goulart foi eleito vereador em Pinhais (PR) pelo PT. Oito anos depois, venceu a disputa à prefeitura do município, que exerceu por dois mandatos. No pleito de 2018, foi eleito deputado federal. Contudo, não se reelegeu em 2022.

Maria Victoria Barros (Progressistas)

Maria Victoria Barros, 32 anos, é natural de Maringá. Formada em Turismo, com pós-graduação em Gestão Pública e MBA em Relações Governamentais na Fundação Getúlio Vargas (FGV). É filha do ex-ministro da Saúde e deputado federal, Ricardo Barros. Maria Victoria está em seu terceiro mandato como vereadora na Assembleia Legislativa do Paraná. Em outubro de 2023, o partido anunciou a pré-candidatura de Maria Victoria à prefeitura da capital.

Ney Leprevost (União Brasil)

Ney Leprovest, 50 anos, é formado em Administração, mas atuou como apresentador de programas de rádio e TV. Nascido em Curitiba, ingressou na política partidária em 2004, aos 22 anos, quando foi eleito o mais jovem vereador da cidade. Depois, foi deputado estadual por três vezes, entre 2006 e 2018. No pleito seguinte, Leprovest se elegeu deputado federal, mas pediu licença do cargo para assumir a secretaria de Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, sob o governo de Ratinho Junior. Leprovest retornou à Câmara dos Deputados em 2020. Nas últimas eleições, conquistou a vaga de deputado estadual. Em abril de 2024, Ney Leprevost anunciou que será candidato a prefeito de Curitiba.

Roberto Requião (Mobiliza)

Formado em Jornalismo e Direito, Roberto Requião, 83 anos, foi governador do Paraná (PR) por três mandatos. Requião já foi deputado estadual, prefeito de Curitiba (PR) e senador por dois mandatos. Em 2018, tentou a reeleição ao cargo de senador, porém não conseguiu votos suficientes. Foi filiado ao MDB (antigo PMDB) por 40 anos, mas deixou o partido em 2021. Em março de 2022, ingressou no PT e concorreu, sem sucesso, ao governo do Paraná. Em março de 2024, Requião migrou para o Mobiliza e anunciou que será candidato a prefeito de Curitiba.

Samuel de Mattos (PSTU)

Natural de Turvo (SC), Samuel de Mattos, 36 anos, é formado em Matemática e trabalha atualmente como agente postal dos Correios. Além disso, é ativista de movimentos sociais e militante sindical. Concorreu nas últimas eleições municipais de 2020 ao cargo de vice-prefeito e agora será candidato à Prefeitura de Curitiba como cabeça de chapa nas eleições municipais de 2024.

Deixe um comentário